Sustentabilidade Estratégica: possíveis caminhos
Ações para transformar de forma efetiva a sustentabilidade nas empresas
Para haver o atendimento dos interesses humanos, ambientais e econômicos, deve ocorrer uma mudança no modelo vigente de exploração e uso econômico dos recursos da natureza, que está baseado (infelizmente na maioria das organizações) na visão de que os recursos naturais são inesgotáveis. Um novo modelo é necessário, visando um modo de produção sustentável com foco na não degradação dos recursos naturais.
A partir dessa mudança a esfera ambiental será atendida, por meio do uso consciente das matérias-primas, preservação de recursos hídricos e melhor uso dos recursos energéticos. Consequentemente, abre-se espaço para haver um aumento da qualidade de vida das pessoas pela melhor distribuição da riqueza e a geração de oportunidades em novos ramos econômicos que serão criados por este novo modelo.
Em conjunto, todos esses processos gerarão um ciclo virtuoso que elevará a sociedade a um novo patamar de desenvolvimento que seja justo, equilibrado e sustentável.
Algumas possibilidades:
Social:
Criação de ações sociais que possam atender à comunidade como doações, palestras, workshops, patrocínio a determinados eventos, cursos e apoio à educação ambiental das crianças, jovens e adultos para o consumo consciente. Envolver a sociedade em ações sustentáveis promovendo a consciência para a importância das empresas na sociedade de maneira geral, e como as ações sustentáveis adotadas por elas as afetam positivamente.
Ambiental:
Minimizar os danos causados ao meio ambiente, dando tempo para que a natureza se recupere reavaliando o processo produtivo, reduzindo ao máximo os recursos utilizados e se comprometendo a devolver à natureza de maneira sustentável os recursos utilizados. Incentivar e apoiar ações educativas permanentes para a preservação ambiental. Investir permanentemente na melhoria dos processos produtivos para que sejam mais eficientes e eficazes e permitam a reciclagem e o uso mais um.
Econômico:
A sustentabilidade envolve a boa saúde financeira empresarial e diz respeito às empresas subsistirem a tudo o que elas conseguem realizar no que diga respeito à sua pegada verde. Essa é uma entrega a mais que elas podem realizar, além da própria função social. Patrocinar e apoiar ações de recuperação a áreas degradadas.
Para atender a todos os interesses em relação aos pilares social, ambiental e econômico, primeiramente é necessário ter a consciência da necessidade da sustentabilidade como ação permanente.
A sustentabilidade precisa ser percebida como algo primordial para que as empresas possam ter continuidade e garantia de solidez ao longo de sua existência e diante do mercado.
O fator econômico deve fazer parte dos pilares de sustentabilidade nas empresas. A alocação de recursos para fins sustentáveis deve estar entre os principais valores e objetivos empresariais. O resultado dessas ações deve ser medido afim de verificar o impacto financeiro quando comparado aos resultados obtidos no médio e longo prazo.
As empresas têm o dever de retornar para a sociedade aquilo que utilizam para garantir sua existência. Neste fator social e ambiental as empresas têm a necessidade de manter a área de terra a qual utilizam, habitável e preservada, evitando o impacto negativo ao meio-ambiente em que estão inseridas, podendo assim utilizar de forma contínua e renovável.
Atendendo a todos esses interesses, a sustentabilidade se torna uma estratégia para a lucratividade, constitui diferencial competitivo perante o mercado e promove a continuidade da organização a longo prazo.
Você também pode fazer parte desse pensar coletivo. Marque sua opinião nas redes sociais com a hashtag:
O livro está à venda nas principais lojas da internet e podem ser encontradas nos links a seguir:
Venha descobrir!
#sustenta2020