Docentes e Discentes Na Sociedade da Informação: Ciclo formativo – exigências e desafios; Didática; Educação em tecnologias.
Volume II – Docentes e Discentes Na Sociedade da Informação: Ciclo formativo – exigências e desafios; Didática; Educação em tecnologias.
A cor cítrica na capa deste volume nos remete a pensar em limão, bem azedo, difícil de sorver; para alguns, impossível até. Pois encare a escolha desta cor como uma denúncia aberta do nível de criticidade para a educação que os conteúdos abordados ao longo dos nove artigos deste Volume 2 da série A Escola no Século XXI discutem.
Falar dos educandos e dos educadores inseridos na era da informação é um desafio muito grande. Para isto organizamos o Volume 2 em três capítulos: a) Ciclo formativo – exigências e desafios; b) Educação em tecnologias; e c) Didática. No primeiro capítulo discutimos como a formação de nível superior precisa enfrentar o desafio de fazer a “alfabetização tecnológica” dos estudantes universitários. As ferramentas formatadas para a sociedade de consumo da informação, principalmente as redes sociais, fenômeno à parte na evolução da sociedade da informação, distorcem de forma acentuada o que é aplicar tecnologias da informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem.
O senso comum confunde informar com formar; a abundância de conteúdo digital disponível em blogs, vlogs.
O que é preciso saber (de fato) sobre TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) na educação? Quais são os equipamentos novos que existem? Como utilizar estes equipamentos? Quais softwares são relevantes? A Internet
é uma vilã? As redes sociais influenciam o modo de o educador se relacionar com seus alunos? Eu preciso de uma lousa digital? Os laboratórios virtuais e de realidade aumentada são aplicáveis em qual contexto de ensino e aprendizagem?
Quando devo utilizar filmes? Retroprojetor com lâminas de acetato ainda é factível? E aquele antigo mimeógrafo, será que posso utilizar? O papel almaço quadriculado é uma tecnologia aplicável? Não tenho computador na escola, como posso fazer? Quais tecnologias podem potencializar ou facilitar o aprendizado dos portadores de necessidades especiais? Como promover a inclusão digital em minha escola? Como fazer avaliação neste contexto cibernético? Os blogs e microblogs são prejudiciais ao desenvolvimento da forma culta da língua?
A Escola No Século XXI – Volume II
CAPÍTULO 4 – CICLO FORMATIVO – EXIGÊNCIAS E DESAFIOS
ARTIGO 11. Educação Especial: A Inclusão pelo Exercício do Teatro
ARTIGO 12. Letramento Digital na Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA)
ARTIGO 13. Educação Infantil Pensando a Educação dos Nativos Digitais
ARTIGO 14. O Papel do Pedagogo no Processo de Transição dos Alunos de 4a e 5a Séries do Ensino Fundamental
ARTIGO 15. Processo de Ensino das Escolas Brasileiras e as Especificidades dos Formadores Universitários
CAPÍTULO 5 – EDUCAÇÃO EM TECNOLOGIAS
ARTIGO 16. Educação Superior
ARTIGO 17. Uso das TICs no Ensino Superior: A Simulação de Edifícios no Ensino da Física Aplicada à Arquitetura
CAPÍTULO 6 – DIDÁTICA
ARTIGO 18. Ensino / Aprendizagem
ARTIGO 19. Avaliação da Aprendizagem: O que e Como em Ambientes Virtuais
Venha ler e aprender conosco
Você também pode fazer parte desse pensar coletivo. Marque sua opinião nas redes sociais com a hashtag: #AEscolaNoSeculoXXI
O livro está à venda nas principais lojas da internet e podem ser encontradas nos links a seguir:
Venha descobrir!