Virtualização das relações: um desafio da gestão escolar: Paradigmas contemporâneos.
Volume III – Virtualização das relações: um desafio da gestão escolar: Paradigmas contemporâneos.
Em meados de 2006, fui convidada pela Professora Helga Loos (Setor de Educação da UFPR) para orientar professores do Estado na primeira edição do processo seletivo para o Plano de Desenvolvimento na Educação do Governo do Estado do Paraná. Como Engenheira, apaixonada pelo tema da educação continuada baseada em tecnologia, senti que estava diante do desafio de trabalhar em prol da melhoria da educação de base. Na minha mochila trazia a experiência em gestão e planejamento de empresa, projeto de capacitação de operário da construção civil, desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem (WEB-PCOTM) para educação continuada de engenheiros, arquitetos e técnicos, modelo de educação corporativa e vários pequenos projetos extensionista visando preparar o professor para fazer uso da tecnologia nas suas práticas.
Recebi na especificidade da área de gestão escolar cinco professoras vinculadas aos Núcleos Regionais de Educação das Áreas Metropolitanas Norte e Sul, e de Curitiba, sendo que elas – as professoras tinham mais de 20 anos de experiência. Todas desejosas de desenvolver seus estudos e pesquisas na área de tecnologia na educação, mas nervosas, pois há muito que não tinham a oportunidade de estudar.
Embora sem saber o que aconteceria, fui a nossa primeira reunião, ocorrida no início do ano de 2007, no Setor de Educação da UFPR. Cabe ressaltar, que estudei em escola pública e tive a oportunidade ainda de fazer mestrado e doutorado de forma gratuita. Vi, no projeto, uma grande oportunidade de retornar ao povo brasileiro tudo que recebi.
Passei a reunir o grupo, uma vez por semana, para o desenvolvimento de atividades formativas de cunho político, pedagógico e técnico. A temática inicial – Gestão Escolar – nas discussões o grupo via necessidade de fazer uma opção pelo tema “Informática na Educação”. A mudança no plano, originalmente, submetido oportunizava e ampliava a visão sobre o tema, com ênfase na Ciência da Informação, na Gestão da Informação e do Conhecimento.
O método de orientação de caráter integrativo e colaborativo ajudou a nivelar os conhecimentos e propiciou a troca de experiências. Isto contribuiu para o desenvolvimento da capacidade de interagir e trocar ideias obtidas a partir das leituras e pesquisas, na construção de uma relação dialógica, isto é, de um aprender em colaboração, permanente.
Juntas elas (Ana Sueli Ribeiro Vandresen, Célia Scucato Minioli, Cineiva Campoli Paulino Tono, Rosane do Carmo Machado e Selma Maria Costa de Oliveira) e eu ocupávamos uma sala com mesas e cadeiras velhas, mas repleta de calorosas discussões, risos, vontade de aprender e colaborar para a educação.
Assim, nasceu a primeira ideia desta obra – caderno temático – que se transformou no livro, escrito a várias mãos a obra que se apresenta – perde duas preciosas mãos– as mãos calorosas de Célia Scucato Milioni (In Memoriam). No final de sua carreira no magistério do ensino fundamental e médio, ela na busca constante pelo saber, fez parte do PDE. Sua dedicação, produção, afetividade, dentre outras qualidades, contribui para que o grupo deixasse sua marca na Universidade Federal do Paraná. A sede pelo conhecimento a conduziu na continuidade dos estudos e levou-a ao Programa de Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação.
Como esta obra, este prefácio não poderia ser diferente, deixo agora que leiam as impressões da pessoa que orientou a Célia no Mestrado – Professora Helena de Fátima Nunes Silva – com quem a Célia (mulher, mãe, educadora, inovadora e guerreira) deu continuidade aos seus questionamentos.
Com inúmeros problemas pessoais, jamais deixou de realizar as suas atividades como aluna de mestrado. Sua dissertação sobre memória no espaço escolar investigou de que maneira a utilização da informação faz parte da prática dos professores e pedagogos. Levou em consideração: a criação do conhecimento; os conceitos desenvolvidos por Dewey (2010), e que estão relacionados à valorização da experiência e a reflexão sobre a mesma; o conceito de Schön (1983) sobre a construção do conhecimento na prática a partir do desenvolvimento da reflexibilidade; as relações criadas por Vygotsky (1983), entre pensamento e linguagem como mediadores da cultura, na constituição do modo de funcionamento psicológico do indivíduo; os conceitos de Polanyi (1966) e Nonaka e Takeuchi (1997) sobre os tipos de conhecimento e conversão do mesmo, e a concepção de Memória Organizacional como uma das atividades de Gestão do Conhecimento. Seu espírito investigativo e guerreiro possibilitou que a sua dissertação de mestrado fosse transformada em um livro. Como alguém que parecia prever o futuro, deixou praticamente concluída a sua contribuição às escolas. O livro está no prelo e como missão final de orientadora, levaremos sua mensagem a tantos que ela conquistou.
Antes de falar desta do Volume III queremos agradecer a Deus pela oportunidade de colocar as mãos da Célia nesta Obra. Nosso abraço carinhoso a sua família (esposo, filhos e neto) – Célia nos deixou, mas sua contribuição ficará em cada página dos quatro volumes desta Série.
Agora juntamos nossas mãos para apresentar o terceiro volume do livro da Escola no Século XXI: “Virtualização das relações: um desafio da gestão escolar” ampliar as preocupações discutidas pela Célia no seu artigo “Educação infantil pensando a educação dos nativos digitais” presente no volume II e “Papéis dos profissionais da educação (Docente, Orientador, Pedagogo, Gestor Escolar)” do volume I. Aqui trabalhamos os Paradigmas contemporâneos da convergência de mídias, o uso das tecnologias digitais em contexto educacional, o uso do computador e da internet na Sociedade do Conhecimento e seus elementos para a disseminação.
O advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) requer discussões em todos os níveis e esferas. As mudanças estão presentes no teletrabalho, no surgimento dos jogos educacionais, na oferta da educação na modalidade a distância, na perspectiva de discussões sobre a tecnopedagogia, googlecultura e inclusão digital na Era do conhecimento.
A Escola No Século XXI – Volume III
CAPÍTULO 7 – PARADIGMAS CONTEMPORÂNEOS
Artigo 20. Convergência de Mídias
Artigo 21. Uso das Tecnologias Digitais em Contexto Educacional: Modalidades, Limites e Potencialidades
Artigo 22. Reflexão Sobre o Uso do Computador e da Internet Acerca de Aspectos Teóricos e Ergonômicos
Artigo 23. Sociedade do Conhecimento: Elementos a Considerar para a Disseminação do Conhecimento no Ensino-Aprendizagem
Artigo 24. Inclusão Digital
Artigo 25. Teletrabalho
Artigo 26. Jogos Educacionais
Artigo 27. Era do Conhecimento
Artigo 28. Educação à Distância
Artigo 29. Educação à Distância via Web: Por uma Tecnopedagogia?
Artigo 30. Googlecultura
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O livro está à venda nas principais lojas da internet e podem ser encontradas nos links a seguir:
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