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Atores responsáveis pela educação e seus papéis: ferramentas de ensino e ferramentas emergentes

A Escola No Século XXI: Atores Responsáveis Pela Educação e Seus Papéis

Atores responsáveis pela educação e seus papéis: ferramentas de ensino e ferramentas emergentes

Volume I – Atores responsáveis pela educação e seus papéis: Ferramentas de ensino; Ferramentas emergentes

Durante o programa de desenvolvimento da educação 2008/2009 os docentes e gestores de escolas primárias e secundárias públicas e privadas do Paraná reuniram-se na UFPR (Universidade Federal do Paraná) em Curitiba para discutir, aprofundar-se e (re)pensar a escola e sua práxis frente aos desafios emergentes neste início de século. Valendo-se de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) baseado no software Moodle, a coordenadora do PDE Profa. Dra. Maria do Carmo Duarte Freitas e equipe prepararam um curso sobre a utilização do AVA aos participantes e convidaram especialistas de diversas áreas para provocar algumas reflexões. Como resultado destas reflexões foi elaborado pelos participantes do PDE um caderno temático e alguns artigos apresentados em congressos durante aquele período.
Ainda como resultado das reflexões, interagindo através do AVA, os participantes do PDE aprofundaram a discussão durante alguns meses gerando um rico material que refletia a realidade, as dificuldades e os desafios enfrentados e superados, cada um em sua realidade, mas olhando sempre um contexto educacional mais amplo.
Analisando a riqueza do material produzido e sabendo que ainda havia algumas vertentes da discussão iniciada naquele fórum para aprofundar, em um processo exógeno levado às últimas consequências, preparamos uma proposta de publicação que desse cabo das principais inquietações e dúvidas que pairavam na memória dos educadores. Assim nasceu a ideia do projeto para construções desta obra.
Pensar a educação, o ensino e a escola neste início de século sem considerar a enorme pressão que é exercida por parte das tecnologias emergentes sobre educadores, educandos, gestores de escolas e sociedade de forma geral, não e mais possível. As gerações que participam deste ecossistema (ensino/aprendizagem) são oriundas de “eras tecnológicas” muito distantes gerando conflitos de ideias, conceitos e ideais.

Uma nova realidade para a educação se configura. Pensar no conflito de gerações como um empecilho ao avanço constitui-se num equívoco, ao contrário, é sim uma oportunidade para avançar de forma consistente a um novo patamar. Ao evocar este novo patamar – que não sabemos ao certo como será – não estamos falando de ambientes tecnológicos permeados de aparatos brilhantes e coloridos, gadgets mirabolantes e pirotecnia típica de nerds. Falamos sim de consideração e respeito às diferenças e na qualidade das interações que todo educador, sem exceção, deve carregar em seu discurso formativo.

O que é preciso saber (de fato) sobre TIC na educação? Quais são os equipamentos novos que existem? Como utilizar estes equipamentos? Quais softwares são relevantes? A Internet é uma vilã? As redes sociais influenciam o modo de o educador se relacionar com seus alunos? Eu preciso de uma lousa digital? Os laboratórios virtuais e de realidade aumentada são aplicáveis em qual contexto? Quando devo utilizar filmes? O retroprojetor com lâminas de acetato ainda é factível? E aquele antigo mimeógrafo, será que posso utilizar? O papel almaço quadriculado é uma tecnologia aplicável? Não tenho computador na escola, como posso fazer? Quais tecnologias podem potencializar ou facilitar o aprendizado dos portadores de necessidades especiais? Como promover a inclusão digital em minha escola? Como fazer avaliação neste contexto cibernético? Os blogs e microblogs são prejudiciais à forma culta da língua?

Estas são algumas das questões que direta ou indiretamente discutimos nesta obra e são também motivadoras para uma questão primordial e que antecede todas elas: A educação (e o contexto no qual se insere) está preparada para este novo século?
Este livro foi preparado de forma consorciada, em colaboração, em rede, valendo-se dos recursos convencionais (para os padrões da internet): e-mail, instant messaging, blog e fórum e contou com a participação de educadores de regiões geograficamente tão distantes como Fortaleza-CE e Florianópolis-SC, por exemplo.

A Escola No Século XXI – Volume I

CAPÍTULO 1 – ATORES RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO E SEUS PAPÉIS

ARTIGO 1. Do Estado à Escola em Tempos de Novas Tecnologias na Sociedade: Papéis Institucionais para o Desenvolvimento

ARTIGO 2. Papéis dos Profissionais da Educação (Docente, Orientador, Pedagogo, Gestor Escolar)

CAPÍTULO 2 – FERRAMENTAS DE ENSINO

ARTIGO 3. Ferramentas Didáticas – da Pedra Lascada ao Google

ARTIGO 4. Gestão de Material Pedagógico

CAPÍTULO 3 – FERRAMENTAS EMERGENTES

ARTIGO 5. Ambiente Virtual de Aprendizagem

ARTIGO 6. Software de Apresentação

ARTIGO 7. Software de Autoria na Educação: Aplicação e Perspectivas

ARTIGO 8. Software de Autoria

ARTIGO 9. Lousa Digital

ARTIGO 10. Realidade Virtual na Educação

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