Obras de referência
Obras de referência
São consideradas obras de referência os livros não ficcionais que concentram na forma de coletânea de artigos (ou capítulos) a produção de diversos autores, mas podendo ser de autor único, informações compiladas sobre determinado tema. Ela pode ser uma ‘coletânea específica’, também conhecida por compêndios temáticos ou compêndio de profissão, ou pode ser uma ‘coletânea geral’, como um dicionário ou uma enciclopédia.
De forma geral, uma obra de referência possui apenas as informações consideradas fundamentais para o entendimento dos conceitos ali apresentados. O grande desafio na produção de uma obra deste tipo é conseguir ser um apanhado imparcial do conhecimento contemporâneo ao seu próprio período de organização, ou seja, ela é atual ao próprio tempo de sua publicação.
Uma das características importantes para ser considerada ‘de referência’ é que seja escrita de forma impessoal e permeada por referência a argumentos de autoridade para as informações apresentadas. Essas referências poderão ser oriundas de outros livros, artigos científicos, uma pesquisa realizada ou relatos históricos.
Obras nesta categoria são organizadas por editores e escritores e tendem a uma certa homogeneidade na profundidade e formatação dos textos.